Autorretrato

Observadora e curiosa . É assim que me defino. E reconheço essa vontade de experimentar e entender aquilo que me rodeia desde muito cedo, na convivência com minha numerosa família.  Estudei em escola pública, numa instituição modelo (Colégio Estadual de São Paulo), cuja qualidade infelizmente se perdeu no tempo. Depois, tive o privilégio de cursar psicologia na PUC-SP na época da retomada do movimento estudantil durante a ditadura (1977). Esse momento deu o tom de toda minha formação: longas discussões sobre a vivência individual e a responsabilidade de cada um sobre seus próprios posicionamentos e decisões. O conhecimento também vinha das conversas com amigos na biblioteca ou na cantina da faculdade.

APRENDI O RESPEITO POR AQUILO QUE CADA UM EXPERIMENTA E SENTE, A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA, O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA INDIVIDUAL, SEM A ANSIEDADE DO ENQUADRAMENTO EM TEORIAS.

Vivi profissionalmente durante 17 anos em RH de empresas (Unibanco, Crefisul e Citibank), com direito a experimentar a intensa vida executiva em multinacional. Essa foi a fase de enfrentar desafios, pressões, superações, contradições, realizações, conflitos e conviver com as mais variadas expressões das pessoas. Num momento de questionamento, decidi me tornar consultora. Comecei atuando com treinamento em 1997 e, no ano seguinte, me envolvi com o tema coaching. Nessa mesma época, também comecei a atender como terapeuta. Na verdade, acredito que a experiência de “voltar para casa” foi tão significativa, que a tenho colocado em tudo que faço.

  Photographer self portrait in a car mirror. Color imageApesar de considerar que meus maiores aprendizados aconteceram em experiências de entrega à vida, mantenho o hábito de também buscar conhecimento teórico. Depois de ter me dedicado a entender o mundo da administração (FGV-SP) e negócios (Universidade de Michigan, EUA), fiz programas na área de psicologia clínica (Sedes Sapientiae e Dinâmica Energética do Psiquismo). Obtive certificação internacional em coaching (Newfield Consulting e Bernd Isert), assim como biologia cultural (Instituto Matriztico, Chile). Além disso, fiz formação em constelações sistêmicas (Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas) e cultura de paz (Palas Athena). Sou credenciada, ainda, nas ferramentas MBTI, MEP e Firo-b.